sexta-feira, setembro 16, 2011

Cidade X: mais informações

A localização da Cidade X está definida para uma área 1.141,11 hectares da Fazenda Pontinhas, adquirida pelo grupo EBX, em abril deste ano por R$ 12 milhões. Esta área fica junto de onde foi demarcado o DISJB (Distrito Industrial de São João da Barra).

O grupo EBX definiu que a empresa Sondotécnica será a responsável pela gerência geral, supervisão e coordenação técnica dos projetos conceitual e básico referente à Infraestrutura da Cidade X.

A Cidade X é um projeto imobiliário da Real Estate X (REX), braço imobiliário da EBX, que teve seu planejamento desenvolvido pela empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados. A Cidade X com área de 1.470.000 m² tem previsão de abrigar até 250 mil habitantes (informação da REX e da Sondotécnica).

O contrato da Sondotécnica com a REX envolve a elaboração de projetos de abastecimento de água, saneamento e esgoto, alimentação elétrica, comunicação (telefonia, TV, dados, segurança CFTV), drenagem, terraplenagem, pavimentação e sinalização, proteção e combate a incêndio, gás, contenções dos canais e obras de arte, além de coleta seletiva de lixo e aterro sanitário.

Veja abaixo alguns dos projetos desenvolvidos pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados:

PS.: Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

13 comentários:

denis disse...

Jurava que iam fazer um X no meio da cidade, será que o rio não será em forma de um X? Pow Jaime, tu ta trabalhando para o Sr. X, tem que ter um X que dê para ver do espaço, tipo as ilhas lá de Dubai...

denis disse...

Ah, só um detalhe, pontinhas não é onde estão os reassentados da antiga fazenda Saco D'antas (ou Saco das Antas)? Se não me engano eles assentaram o pessoal lá, prometeram dar as escrituras e até agora nada... O X faz milagres né?! Ou vão desapropriar o pessoal de la, afinal compram uma pequena parte dos lotes só até agora. Olha, quero viajar e voltar daqui a 10, 15 anos para ver como isso aqui vai estar, sinceramente esta me parecendo mais aquele projeto com Henri Ford tentou fazer no Amazonas.

Roberto Moraes disse...

OLá Denis,

Acho que o assentamento é na Fazenda Palacete, não?

Pedro Caetano disse...

Professor Pontinha é o local onde foi feito o reassentamento dos sem terras da fazenda saco-dantas.
De inicio compraram as terras dessas pessoas e mandaram para Pontinha com a mesma promessa que esta sendo feita hoje em Palacete,mas até o momento ninguem conseguiu a escritura de lote algum.

Pedro Caetano disse...

Projeto bem ousado esse da cidade X..
Estive conversando com um dos colaboradores da holding Ebx e esta confirmado mesmo a atuação da Rex aqui em SJB,certamente será para dar início a esse projeto..Que venha esse desenvolvimento,mas que venha acompanhado de oportunidade para as pessoas da região.

Marcelo Siqueira disse...

As oportunidades para as pessoas da região já estão chegando, O IFF já está aí. As pessoas têm que se qualificar, o IFF é lógico que não é a única saída, más as melhores oportunidades serão para quem sair na frente, seja de SJB ou não. Os desempregados e subempregados de Macaé ou não são naturais de Macaé ou nasceram após a implantação da Petrobras, mesmo assim toda a população sofre, principalmente com a violência e falta de oportunidade aos excluídos, que são filhos da explosão econômica e demográfica da cidade, com SJB será igual. A única esperança que tenho é que o país cresça e invista muito em educação, uma educação de qualidade,pública e igualitária. Só assim o pobre terá vez nesta cidade, neste país, no Mundo.

Anônimo disse...

Num vai tê cicrovia não? Onde vou conseguir o cinquentinha?

denis disse...

Pois é professor, é o que o Pedro Caetano falou, li o documento feito, assinado e registrado em cartório com a promessa do Grupo EBX de dar as escrituras para os reassentados da Fazenda Saco D'antas na Fazenda Pontinhas, vou ver se consigo tal documento e posso enviá-lo se quiser. O que ocorrer hoje que nem as promessas registradas o grupo X cumpre, e ai paga propaganda nos grandes meios de comunicação para ludibriar a sociedade que não sabe o que vem ocorrendo na região.
Gostaria que o Grupo X fosse mais claro em tantos aspectos, inclusive a respeito da Fazenda Pontinhas e da Fazenda Palacete, pois na audiência pública os mesmos afirmaram veementemente terem certeza de uma conclusão judicial favorável a eles a respeito do assentamento da fazenda Palace, que eles NÃO têm documentos e não podem dar nenhum documento aos lá assentados, pois a fazenda está bloqueada judicialmente para saldar dívidas da Usina falida. Será que o Juiz sabe que terá que dar sua decisão ao Grupo X? Quem foi a audiência viu e ouviu a resposta da empresa!
Poderiam também explicar onde que aplicaram R$ 70 milhões em compensações?!
Estou feliz por estarmos recebendo o "desenvolvimento", mas extremamente triste por não termos transparência e respeito.

Anônimo disse...

Situada junto ao Porto do Açu, certamente que a cidade X será uma cidade muito poluída. As varandas ficarão constantemente cheias de pó de ferro, como ocorre em Vila Velha, no Espírito Santo, por se encontrar próxima ao Porto de Tubarão.

E outras poluições mais.

Só vai morar na cidade X quem não tiver condições de morar mais distante da poluição.

Anônimo disse...

Quando esta cidade X estiver funcionando vai ser emancipada e ficará detentora das proximidades de todos os empreendimentos que o porto trará, alguem tem duvidas disso eu não, EIKE Batista não dá ponto sem nó, espere e verão o porto e os empreendimentos passará a pertencer a essa determinada cidade e não a Sao João.

Anônimo disse...

Todos os projetos da Cidade X incluem o que há de mais moderno no mundo!!! Tecnologias de ponta estão GARANTIDAMENTE sendo projetadas para a área de saneamento básico(especialmente em Resíduos Sólidos Urbanos) de modo a garantir um desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto. Antes de qualquer comentário a pessoa deve se INFORMAR sobre os projetos, para então poder CONTRIBUIR com idéias à favor do empreendimento, afinal, o projeto da Cidade X é pra valer, o INEA o discutirá até o ponto de o aprovar (licenciar), pois em dezembro de 2012 já terão 13.000 moradores na Cidade X e em 2017 estes serão 270.574 habitantes.

Claudia Antunes disse...

Roberto, sou jornalista da Folha e estou fazendo uma matéria sobre a "Cidade X". Gostaria muito de conversar com você. Se puder, me mande um e-mail com seu telefone. Meu endereço é claudia.antunes@grupofolha.com.br
Muito obrigada.
Claudia

Claudia Antunes disse...

Roberto, sou jornalista da Folha de S. Paulo e estou fazendo uma matéria sobre a Cidade X. Gostaria de conversar com você sobre o tema. Se puder, me mande seu telefone para o e-mail claudia.antunes@grupofolha.com.br
Obrigada