sexta-feira, setembro 09, 2011

Acidente com o helicóptero da Senior na Bacia de Campos pode ter sido causado por rompimento das pás do rotor de cauda

As análises dos fatos constam do relatório da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que circula pela internet e o blog teve acesso, e que foi emitido no último dia 25 de agosto, pelo Brigadeiro Carlos Alberto da Conceição.

O relatório baixa a Recomendação de Segurança de Vôo Nº 181/2011 que determina um maior controle das falhas das pás do rotor de cauda do helicóptero modelo AW 139. No relatório constam as imagens abaixo das peças do referido helicóptero.

O helicóptero AW319 de prefixo PR-SEK operado pela Senior Táxi Aéreo caiu no mar a 100 km da costa carioca no final da tarde de 19 de agosto. O piloto e três pessoas morreram. Após decolar de uma plataforma petrolífera, o tripulante solicitou pouso de emergência no aeroporto de Macaé, mas a aeronave não chegou ao seu destino.

Além da Cenipa, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) também publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (DAE), por conta dos resultados preliminares da investigação do acidente com o helicóptero Agusta AW139, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (RJ), em agosto.

Segundo a diretriz todos os operadores dos modelos AB139 e AW139 registrados no país deverão seguir as instruções contidas no documento da EASA, conforme disposto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 39. A diretriz impõe inspeções repetitivas das pás do rotor de cauda e reduz o limite de vida delas para 600 horas de voo ou 1.500 ciclos.

PS.: Atualizado às 01:10: Clique aqui e tenha acesso à integra do Relatório (Recomendações de Segurança de Voo da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a partir do análise do caso do acidente com o helicóptero PR-SEK, modelo AW-139, em 19 de Agosto de 2011, na Bacia de Campos.

6 comentários:

MS disse...

Veja este link Professor.

http://www.voovirtual.com/t8732-internacional-helicopteros-augusta-aw139-estao-proibidos-de-voar-pelo-fabricante

Anônimo disse...

Professor, primeiro parabéns por conseguir expor o caso tão bem fundamentado como está.
Embarco na bacia de Campos a pouco mais de dez anos e nesse tempo já caíram 4 aeronaves, sendo uma bem próxima a plataforma que trabalho em 2008. Quantas mais precisarão cair para que as gerências de segurança da Petrobras tomem providências efetivas?
Quantos companheiros precisarão morrer para que algo seja feito?
Voar nessas aeronaves, mesmo com diminuição de tempo entre revisões é uma situação temerária. Espero que a Petrobras não concorde com isso. Desabafo de um Petroleiro ainda indignado com a morte de mais 4 companheiros.
Saudações prevencionistas, Leonardo Ferreira.

MS disse...

Professor boa noite!
Recebi este email desabafo do Cmt Marcelo Lima e estou repassando o seu conteúdo.

Assunto: Fwd: NAO VOE O AW-139

A todos os meus familiares,amigos e colegas de trabalho.

No dia 13 de setembro completo 48 anos,sendo 25 de aviação,mas não me sinto feliz,pois apesar de ter saúde,um bom emprego e excelentes familiares,parentes e amigos,eu não tenho a presença de um amigo,chamado Rommel,que faleceu no dia 19 de agosto,vitima de um acidente de helicóptero na Empresa Senior,que presta serviço a PETROBRAS,não posso deixar de lembrar que esse acidente tbm levou outro piloto que voava com o Rommel e mais dois passageiros.
A minha intenção com esse email é de que ele chegue ao máximo de pessoas possíveis,quem sabe a pais de familia,filhos ou mães,que estejam embarcando em AERONAVES ASSASSINAS DO TIPO AW-139, que simplesmente matam sem dar chances aos que as pilotam.
Eu era piloto da mesma empresa que a dele,mas felizmente pedi demissão no dia 16 de agosto,e recebi treinamento no simulador de voo nos EUA assim como todos os pilotos da empresa,mas para esse tipo de pane que matou meu amigo,não existe treinamento expecífico.
A minha ex empresa não esta voando porque a PETROBRAS, felizmente, movida por um excelente padrão de segurança de voo,decidiu parar de usar esse tipo de aeronave até que se resolva o problema,enquanto que outras empresas continuam voando,alegando que a FABRICA AGUSTA,que fabrica os helicopteros AW-139,decidiram não parar com os voos das mesmas.
Se algum passageiro desse tipo de helicoptero por acaso ler esse email,por favor,nao entre nele,recuse-se a embarcar nesse tipo de aeronave,até que tomem uma solução DEFINITIVA e não PALEATIVA.Gostaria de lembrar que dois dias antes do acidente com o Rommel,aconteceu um outro na China levando a vida de 4 dos 5 ocupantes.

Desculpem-me pelo email,pelo desabafo tbm,mas é o mínimo que posso fazer em memória do meu amigo.

Um grande abraço para todos e bom final de semana.

Cmt. Marcelo Lima.

Roberto Moraes disse...

Caro MS,

Solicito que me seja passado o e-mail do comandante.

Use meu e-mail: moraes.rol@terra.com.br

Abs.

Anônimo disse...

Amigos, eu ajudei na recuperação dos destroços do AW139 e tenho minhas duvidas em relação a causa q eles estão alegando... o cenário não era bem este q estão nas fotos... não vou colocar fotos aqui pois preciso do meu emprego, o meu intuito de expor meus comentários aqui são para que a Petrobrás mude seus critérios de segurança tanto de voos como em outras atividades... ou seja se fala em segurança até quando não envolve dinheiro... pq vidas pra eles acho que estão em segundos planos...

Anônimo disse...

Boa tarde amigos. Sou parente do piloto Lauro Pinto hatzman, e não tive acesso ainda a conclusão do acidente ocorrido naquela tarde de 19 de agosto de 2011. Gostaria se possivel alguem tiver algo do fato me envie por email por favor. A irma do Laurinho é minha cunhada, desde ja agradeço. meu email marcelopeart@gmail.com