quinta-feira, julho 28, 2011

Novas estimativas de população do grupo EBX para SJB e Campos: 1,2 milhão de habitantes em 2025

O blog trouxe em janeiro pela primeira vez estas estimativas que constavam do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do estaleiro OSX, pertencente, ao grupo EBX, empreendedores do Complexo do Açu. (veja aqui e aqui) Já na ocasião, o blog chamou a atenção sobre a diferença de números destas estimativas que o EIA/Rima da OSX chamava, as menores de “Estimativa de Curto Prazo” (embora se referisse a números para uma data fixa de 2025). Sobre o assunto o blog questionou o diretor de Sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro em uma das perguntas (a de nº 5) da entrevista que o blog fez com o mesmo, no dia 24 de fevereiro de 2011 (veja aqui), que a juízo do blog não foi respondida de forma a clarear estes números.

Os diversos EIA/Rima que vêm saindo para que os empreendimentos possam ser licenciados, trazem informações novas. A maioria delas vem se repetindo, outras aperfeiçoadas e outras modificadas, sem ainda se saber, se para melhor ou pior.

Dos últimos para os primeiros foram os seguintes os EIA/Rima apresentados relativos ao empreendimento do Complexo Logístico-industrial do Açu (CliPa):

EIA/Rima da Siderúrgica Ternium Brasil (2010);

EIA/Rima da Unidade de Construção Naval do Açu (2010);

EIA/Rima da Usina Termoelétrica Porto do Açu II (2010);

EIA/Rima da Linha de Transmissão de 345 kV – Porto do Açu/SE Campos (2009);

EIA/Rima da Usina Termoelétrica Porto do Açu I (2008);

EIA/Rima do Pátio Logístico e Operações Portuárias Porto do Açu. (2008);

EIA/Rima do Porto do Açu (2006);

EIA/Rima do Mineroduto Minas-Rio (2006);

Relatório Ambiental Simplificado das Obras de Drenagem e Dragagem dos Canais da Baixada Campista(2010).

Bom relembrar que este blog e muitas outras pessoas e instituições chamaram a atenção para a necessidade de uma análise da sinergia (relação) entre estes estudos e relatórios dos diversos empreendimentos do Complexo do Açu, ação que até hoje, embora comentada, não se teve conhecimento de sua execução.

Pois bem, os números das estimativas de emprego que o blog apresenta abaixo foram extraídos do EIA/Rima mais recente, em fase de análise e que demandará ainda Audiência Pública, que é o do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB).

Interessante observar que nas estimativas anteriores de população para 2025, os números menores indicavam para o ano de 2025, portanto para daqui a 14 anos, uma população de 300 mil habitantes em SJB e 751 mil habitantes em Campos.

As estimativas maiores apontavam, também para 2025, os números de R$ 732 mil habitantes em SJB e 1.124.000 habitantes em Campos.

Agora, por estas estimativas constantes do EIA/Rima do DISJB, está prevista também para o ano de 2025, a população de 410 mil habitantes em SJB e 834 mil para Campos, ou, numa soma da população dos dois municípios de 1,2 milhão de habitantes.

Este número é cerca de 120% maior do que, os cerca de 500 mil habitantes que hoje, Campos dos Goytacazes possui somado com a população de São João da Barra. Veja a tabela extraída do EIA/Rima do DISJB que também trata da questão do PIB:

(Se desejar ver a tabela em tamanho maior clique sobre ela)

Ainda no próprio EIA/Rima do DISJB (que o blog tratará mais detalhadamente em nota posterior) há a descrição da demanda pela construção, para os próximos 14 anos, de um total de 123 mil novas casas em São João da Barra e de 103 mil em Campos, de forma a atender ao crescimento previsto da população campista e sanjoanense.

5 comentários:

Pedro Caetano disse...

Nobre professor Roberto como se diz "o CTRL C e CTRL V" ta funcionando perfeitamente na aquisição de licenças para o empreendimento no porto do Açu;o que mais tenho observado nesses estudo são as fábulas e o marketing exagerado da hold EBX.
Até o momento não vi ainda, na prática a quantidade exagerada de empregos gerados no distrito industrial de SJB;São 11.000 no estaleiro,3.500 na siderúrgica e mais muitos outros que estão no EIA/RIMA desses empreendimentos.
O pior disso tudo é ver o poder público usar esses argumentos para fazer desapropriações.

Anônimo disse...

Não acredito nesse crescimento todo, nem pra Campos, e muito menos pra SJB! Isso poderia até acontecer, se estivéssemos na década de 70 ou 80 quando era comum uma mulher ter 8 ou 10 filhos, más hoje acho muito difícil.
Macaé, nesses mais de 30 anos de exploração de petróleo, passou de 70 mil para 200 mil habitantes. E as indústrias q vão se instalar no Açu usarão alta tecnologia. E quanto mais tecnologia, menos funcionários.

Anônimo disse...

~Enquanto isso, o licenciamento ambiental para a duplicação da BR-101 continua emperrada. O tempo vai passando e as obras não se iniciam e a Auto Pista embolsando com os pedágios.

Amaura disse...

Esperamos que os governantes, dos dois municípios, tenham visão e projetos futurista. Por que o bom político é aquele que se antecipa aos fatos e aos problemas.

Não será só programas assistemncialista de compra de votos, que vai resolver os problemas cruciais que irão surgir nestas duas cidades.

Se esses dois municipios não se preparem desde agora, as suas populações é que vão sofrer, com problemas na área de saúde, educação, infraestrutuira, transporte e outros.

É fato estas duas cidades, vão crescer e muito. Quem viver verá.

Anônimo disse...

também acho pouco provável, alias vejo que os estaleiros FAROL X BARRA DO FURADO vão gerar mais empregos do que o Porto do Açú e seus empreendimentos ao arredores.Até hoje não vi nada concreto, nada construído ou iniciando obras, uma siderúrgica na se faz em 6 meses, todo esse parque industrial se for mesmo construído levará em torno de 5 anos até tudo ficar em pronto funcionamento e começar a gerar muitos empregos, pq durante a construção vão ser mesmo vagas pra construção civil , mais para peões mesmo, cargos mais altos e que demandam mais qualificação em sua maioria vao ser importados das sedes da EBX ou outra empreiteira que pegar as obras. Acho que Campos tinha tudo pra ganhar com esses investimentos tanto do açú quanto do Farol mais tenho infelizmente a certeza de que a cidade nao vai se estruturar pra poder atrair habitantes e mais e mais investimentos.Exemplo claro foi pra instalação do boulevard shopping levou 3 anos só pra aprovarem o projeto que depois de pronto ainda ha questionamentos quando a acessos..Acho que Campos precisa urgente de um choque de ordem,principalmente na cabeça do nosso povo.