terça-feira, janeiro 04, 2011

Ciclovias devem ser projetadas nas laterais das avenidas e não entre as pistas de rolamento

Imagino que o exemplo da avenida 28 de março venha sendo replicada em outros projetos do município de forma equivocada. Em qualquer lugar do mundo as ciclovias são projetadas, preferencialmente, em uma das laterais das ruas ou avenidas. O caso da avenida 28 de março foi uma exceção, por conta do aproveitamento da linha férrea da então Rede Ferroviária S.A. (RFFSA) que ficou no centro da pista, depois de duplicada, e o seu uso foi autorizado da forma que se encontrava. Isto é uma exceção porque uma ciclovia no meio, entre duas pistas de rolamento, representa maiores riscos, do que quando construída na lateral de uma das pistas. Aqui em Campos, os novos projetos de avenidas duplicadas, como é o caso da que liga o trevo do Índio à avenida 28 de março, depois do Alphaville, atrás do Asilo do Carmo, que se ligará ao trevo de entrada da Uenf na avenida Alberto Lamego, também localizou a ciclovia no centro das duas pistas, sem nenhuma razão conhecida. Agora o anteprojeto da duplicação da RJ-216, ligando o fnal da avenida 28 de março à Goitacazes, também prevê uma ciclovia no meio das pistas. Deve haver algum equívoco nestes projetos que parecem reproduzir a primeira ciclovia do município, sem nenhum motivo aparente para isto. Ainda há tempo de se corrigir o equívoco que ajuda a aumentar segurança dos ciclistas e reduzir os acidentes dos usuários deste meio de transporte, bom para a saúde, para o meio ambiente e para a redução dos congestionamentos pelo uso ampliado dos carros de passeio para pequenos deslocamentos. PS.: Atualização às 01:26: Talvez seja também oportuno pensar, desde já, a integração entre ciclovias e alguns terminais de ônibus, nos extremos destes percursos das ciclovias que poderiam ter bicicletários, com cobertura e vigilância.

11 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que entre a Rua do Leão e a Rua João Maria (não segui a pista mais em frentre) eles acabaram com o canteiro central que existia. Neste trecho não terá ciclovia nas laterais e muito menos entre as pistas de rolamento.

J. C. Salomão

Anônimo disse...

Se ainda há tempo para modificação no projeto dessas ciclovias que tal uma bela mobilização da população. Tipo mobilização de alunos das faculdades,UENF, IFF etc.

Marcelo Bessa disse...

Você tem razão, Roberto.

Unknown disse...

ola.

Seu blog trata da crescente onde deviolencia na regiao dos lagos?

Da guerra do trafico ente as favelas Malvina X Nova Holanda X Botafogo ??

Da nova onda em rio das ostras: Seuqstro de compras, isso mesmo!!! Vc faz a compra e o fulano leva vc, o carro e as compras.... tudo isso ao sol no estacionamento do Extra Supermercados

gostaria de receber suas atualizações: pellegrinimail@gmail.com

obrigado

Ana Paula Motta disse...

Na Filipe Uébe e na Alberto Lamego também é assim, no meio das pistas.

George Gomes Coutinho disse...

Ufa...

Obrigado Roberto.

Definitivamente o óbvio precisa ser dito.

Anônimo disse...

O corpo tecnico da PMCG é muito fraco ( arquitetos ),e os contratados por fora para fazer projetos , pior ainda.

Anônimo disse...

Hoje houve mais um acidente em que um carro invadiu a ciclovia da Av. Alberto Lamego sentido Centro após o trevo da UENF. Ali é um ponto crítico.
Acidentes assim ocorrem quase que semanalmente na ciclovia da Av. 28 de março.

Ana Lage disse...

As ciclovias deveriam ser incentivadas ao extremo na cidade, já que mramos em uma grande panqueca! Na verdade, se houvesse respeito mútuo entre ciclistas e motoristas (como usar a seta para indicar que vai fazer uma curva, ou consertar o freio do próprio camelo...) o transito poderia ser muito melhor... A nossa prefeita poderia tomar o exemplo das grandes cidades pelo mundo que valorizam as bicicletas... Temos tudo pra tornar o transito de Campos muito melhor, a população trabalhadora tem a bike como seu veículo principal a tempos por aki, mas enauanto bicicleta for coisa de ferrado aos olhos da sociedade do chuvisco, nada vai mudar... Não acho que a população tenha que clamar por isso, acho que a prefeitura tem que oferecer melhores condições e incentivar o uso das bikes para a população, pq as centenas de ciclistas todos os dias em todos os lugares já é um pedido muito claro.

Vai ter uma hora que ou andamos de bike ou a pé... e esse dia não vai se demorar a chegar... Cidades deveriam ser feitas para pessoas, e não para os carros

Ricardo disse...

...e o pior de tudo caro Professor:
R$ 56 milhões para enfeitar este pavão amigo, é verdade! E tem gente que ainda quer falar de superfaturamento nas obras de Arnaldo e principalmente nas de Mocaiber, eh,eh, dá-lhe Rosinha, manda ver...!

Anônimo disse...

Professor,

Concordo com os comentários dos visitantes que disseram que o corpo técnico da PMCG é fraco. Porém, neste caso, vejo uma grande vantagem da ciclovia se situar no centro das pistas, pois do contrário, o ciclista teria que parar para atravessar a cada cruzamento com ruas transversais, o que também aumenta o risco de acidente e atrasa a viagem de motoristas e ciclistas. Já na ciclovia central, o ciclista cruza por várias ruas secundárias transversais até precisar parar naquelas passagens em que os carros atravessam a avenida de uma pista para outra.
Isso me lembra o "calçadão" Grussaí/Chapéu-de-Sol/Atafona. Pelo fato do calçadão se situar do lado em que existem quarteirões, a pessoa que faz caminhada tem que parar a cada esquina. Se tivesse sido construído do lado da praia, a caminhada não precisaria ser interrompido(acredito que não foi feito assim por algum entrave com as autoridades do meio-ambiente).