sexta-feira, dezembro 10, 2010

Serventuários da Justiça reclamam atenção e apoio da população do RJ

“Os servidores do Judiciário estão em greve há mais de 40 dias e o presidente do TJRJ, em vez de negociar, retirou o sustento dos grevistas e das famílias ao descontar, de forma arbitrária e ilegal, 40% de seus salários. Os servidores denunciam o descaso da direção do TJRJ e do governo do estado.” Abaixo um documento do Comendo de Greve do Servidores do Judiciário do RJ que apresentam a questão em busca de apoio da população fluminense: "Os serventuários da justiça foram excluídos de um reajuste (70,5%) que foi dado para todo o funcionalismo estadual na época do governo Moreira Franco. A parte da lei que excluía os serventuários foi declarada inconstitucional e depois de um tramite de 23 anos, a sentença foi transitada em julgado, não cabendo mais recurso e há uma determinação para cumprir o pagamento dos 24% que inda não foi feito. O presidente do Tribunal de Justiça alega que esse valor é só para os autores, mas mesmo antes da sentença transitar em julgado, o TJ administrativamente reconheceu que o valor era devido a todos os serventuários incorporando em 1998, 10% nos vencimentos de todos os servidores, que foi abatido dos 70.5% originais que deram origem a ação. Também queremos deixar claro que não estamos pedindo aumento de salário, somente que a decisão judicial seja cumprida. As remoções de diversos companheiros (cerca de 41 em todo o Estado) de suas Comarcas, para outras distantes configuram-se medidas arbitrárias, ao arrepio da Constituição Federal que reconhece o direito à greve, assim como a cassação das licenças sindicais de 13 coordenadores do sindicato. A população vai continuar tendo direito aos atendimentos emergenciais. Estamos cumprindo todos os requisitos impostos pelo STF em decisão recente proferida em Mandato de Injunção que regulou a greve no funcionalismo público. Nossa greve não é contra a população, mas sim na construção do judiciário mais democrático, que realmente promova a JUSTIÇA, que respeite as leis e a soberania das decisões judiciais. Essa paralisação só vai terminar com a incorporação dos 24% e com a certeza que nenhum servidor será punido com essa greve. Esperamos que a Administração Superior do TJ deixe de lado o porrete e sente-se na mesa para negociar."

8 comentários:

Anônimo disse...

cambada de vagabundo! nessa o advogado fica como?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Roberto, venho agradecer todos os momentos passados aqui. Foram tantas as idiossincrasias, entre ternura, espera, medo, pavor, carinho, saudade,vontade de não sair, medo de ficar, procupação, dúvida, ansiedade, esperança, expectaitvas muitas, incertezas, muito copos de água fresca, raiva, arrependimento, muito splanchinizomai, vontade de ficar mas tendo de ir embora, voltar? Não voltar? Sensibilidade, e tantas coisas de gente como eu e você, que temos coração.

Um abraço com muito splanchizomai.

Letícia Deodata

Lorenz disse...

Caro Roberto.
Obrigado pela divulgação do nosso movimemto, que como já mencionado não é contra a população e tão pouco contra a classe dos advogados. A nossa luta não tem por fim simples conquistas salariais para categoria, mas sobretudo trazer à luz a disucussão sobre as práticas administartivas do PJ e as relações atuais entre os três poderes deste Estado do Rio.
Quanto aos advogados, creio que continuarão da mesma maneira que se encontravam antes da nossa greve.
A situações dos profissionais de direito só mudará, quando todos aqueles que trabalham para o funcionamento da Justiça (servidores e advogados), resolverem discutir e enfrentar de maneira séria e corajosa os problemas estruturais.
Não fomos nós servidores do PJ que definimos e implantamos a atual política administrativa do TJERJ, que vem adotando rotinas e sistemas que cada vez mais afastam o advogado de dentro dos cartórios e dificultam sua atuação profissional.
Porém até hoje só nós, através de nosso sindicato temos nos colocado de forma crítica à esta política que já vem desde 1999.
Acreditamos que só com o diálogo e o debate franco, aberto e sobretudo respeitoso, conseguiremos avançar para uma solução que atenda a todos.
Com certeza este objetivo não será atingido com atos anônimos e agressões menores, que não contém em si a coragem necessária aos que querem realmente transformar.

Cordialmente.

Aurélio Lorenz
Delegado da Comarca de Campos do SINDJUSTIÇA-RJ

Anônimo disse...

Vamos trabalhar gente !!! Basta olhar para outros servidores do Estado que vocês vão ver que ganham muito bem !! Trabalham num ambiente novinho, asseiado, conservado, com ar condicionado, estacionamento privativo, com um ticket alimentação com valor bom, lembre-se que o maior entre os servidores do Estado. É sempre assim Roberto, quanto mais tem mais querem !!!!!!

Anônimo disse...

Qualquer advogado sabe, são poucos os serventuários educados e gentis no trato do dia a dia no fórum. Você pede para ver um processo e é uma luta! Parece que eles estão fazendo um favor pra gente.
Chega de greve, os únicos prejuduicados estão sendo os advogados e a população!!!

Anônimo disse...

1-Ótima estrutura de trabalho;
2-Todos os direitos trabalhistas garantidos;
3-Pequena carga horária de trabalho;
4-Piso salarial superior a qualquer outro servidor estadual;

Esta greve é um desrespeito aos demais trabalhadores de nossa sociedade!

E outra coisa, nunca vi os serventuários de justiça engajados na luta de qualquer outra categoria de trabalhadores da sociedade, não digo o Sindijustiça, mas a categoria como um todo.

A maioria são almofadinhas que ficaram em casa estudando, enquanto o papai pagava as contas do mês. Agora, passaram em concurso público e querem fazer greve por salários maiores. Nunca pensaram em ninguém...

Anônimo disse...

Roberto, a população apoia a greve de professores, trabalhadores da construção civil, servidores da saúde, entre outros trabalhadores onde fica nítido o desrespeito às leis trabalhistas, e principalmente, quando se reconhece o trabalhado e mostra-se necessário a valorização da categoria, como é o caso principalmente dos professores.
Mas, quanto aos serventuários da justiça, isso não acontece.
Vejamos, eles tratam mal nos atendimentos (advogados e população em geral); se acham acima do bem e do mal; são arrogantes; já ganham muito bem; tem uma carga de trabalho muito pequena; em um ano tem direito a férias e recesso forense; e principalmente, trabalham em um poder judicário que não atende as expectativas da população. O poder judiciário é lento, corrupto e elitista...
O Poder Judicário não merece ser abraçado pelo povo!

Anônimo disse...

A justiça já é lenta, vocês ainda fazem esta greve para prejudicar ainda mais. Justiça lenta não é justiça justa. Esses dias em um jornal de campos, um jornalista escreveu que uma pessoa ficou quase dois meses para receber um madado de pagamento do juizado civil, e quando foi receber no banco, o valor estava errado, a pessoa voltou no balcão do juizado e informaram que nada poderia fazer, ela tinha que esperar tudo de novo. Isso é uma vergonha com o povo.
Todo mundo sabe que os processos não andam de jeito nenhum, são morosos.
O dia que os serventuários de justiça e os juízes mostrarem trabalho de verdade, o povo poderá até ficar do lado de vocês.
Quem tem que fazer greve são os balconistas, que são explorados todos os dias nas lojas do comércio de Campos, isso vocês não denunciam.