quarta-feira, junho 10, 2009

R$ 800 mil para passagem a R$ 1,00 para uma só empresa

O blog foi informado por gente do setor que a Viação São João recebeu como primeiro repasse do programa de passagem a R$ 1,00 da Prefeitura de Campos a importância de R$ 800 mil. O segundo maior valor de repasse, para outra empresa que opera a concessão de transporte coletivos, no município de Campos dos Goytacazes teria sido de R$ 300 mil. O blog não tem como conferir tais valores, até por isso, está expondo-os aqui no blog para que os repasses sejam de conhecimento de todos, ou então, que seus reais valores sejam informados pela Emut para correção aqui neste mesmo espaço. A mesma fonte estimou que o repasse total referente ao primeiro mês de maio para todas as concessionárias supere a quantia de R$ 2 milhões.

20 comentários:

Anônimo disse...

Neste governo de tanta transparência, acho dificil divulgarem os reais valores. Mesmo porque, nem mesmo as empresas podem fazer isso. Qual foi o critério de quantidade de passagem? E o critério de quem embarca para um lugar distante e um lugar proximo foi reposto como?
As empresas de ônibus vinham de uma crise no setor, por conta das vans. Agora deram uma respirada. E as dividas que eles acumularam durante todo esse tempo, principalmente trabalhista?
Só uma coisa que a população que frequenta os onibus espera, que a wqualidade do transporte melhore, é o minímo.
Aguardamos respostas...

Jornalista_calculado disse...

Nao estou defendendo, apenas tentando entender.

Se o valor é referente ao complento da passagem (no caso R$ 0,60/pessoa que pagou 1 real)

R$ 800 mil divido por R$ 0,60 a gente acharia quantos complementos foram. Seriam, "exatas" 1.333.334 passagens (repetindo: um milhao, trezentos e trinta e tres mil, trezentos e trinta e quatro, o que é mais de 3x a populaçao de Campos)

Seriam, em média, 44,5 mil passagens/dia no citado mês. Lembremos que trata-se DE UMA UNICA EMPRESA.

É como se cada campista fosse ao menos 3x no mês a algum itinerario da São João, que até onde sei, faz itinerários como Ceasa/Santo Antonio, Santa Rosa, Calabouço, IPS , Parque Aurora, Jockey, dentre outros.

Corrijam-me (por favor) caso esteja completamente equivocado, já que contas nunca foram meu forte, mas essa, eu nao acredito que tenha errado tanto.

O olho que tudo vê disse...

Amigos do Blog:

Seria muito mais fácil se a prefeitura criasse a "empresa municipal de transporte público Campos".

Somente assim, o caos do transporte público seria corrigido, pois as empresas particulares de Campos, passam por cima do estatudo do idoso, das leis municipais etc, fica tudo ma mesma forma, consolidando o caos em que a nossa cidade está acometida.

Até quando teremos que aguentar ?

Tenho dito!

Anônimo disse...

Resta saber quem é o verdadeiro "dono" da empresa São João, pois os boatos que rolam por aí são de que algum menininho malvado estaria comprando uma empresa de ônibus de ônibus, mas com certeza em nome de algum suco de laranja. Laranja para fazer este suco não falta e ele pode ser feito em algum bar da Pelinca recém-inaugurado e bastante movimentado.

Bicho Possuído

André Luiz disse...

Não me causa estranheza que a Viação São João tenha embolsado a quantia maior. Até há bem pouco, se alguns se lembram, a empresa enfrentava uma quebradeira só. Depois do lançamento da passagem a 1 real, "misteriosamente" a empresa consegue se reerguer e é a única a colocar ônibus novos na linha. "Milagre" este nunca explicado oficialmente. Agora vejo que a central de boataria tinha razão. Resta descobrir quem é o "laranja" que está por trás da São João.

Anônimo disse...

Uma pessoa conhecida, que usa vale-transportes, tem andado nos ônibus e garantiu que o valor descontado nesse caso é R$ 1,60 e não R$ 1,00. Ótimo, não caberia a prefeitura pagar a diferença para as empresas da cidade.
Mas fico curioso para saber como que a prefeitura indenizará as empresas de ônibus pela diferença. Como saberão quantos passageiros usaram vale-trasnportes e quantos pagaram em dinheiro?
Começo a desconfiar que esse programa servirá para financiar campanhas políticas e para enriquecer empresários inescrupulosos. Talvez, nos façam sentir saudades do desprezível tranporte alternativo. Cantaremos "Eu era feliz e não sabia"

Anônimo disse...

A EMUT tem que divulgar relatórios detalhados sobre os repasses (a prefeitura poderia aproveitar e incrementar um - quer dizer, muito!- o portal da transparencia).
O valor total está dentro da previsão que tinham divulgado (R$ 3 milhões mensais), mas e os valores para cada empresa?

Eu já imaginava que a São João é que ficaria com amior parcela, pois tem muitas linhas e, principalmente, opera algumas das mais movimentadas, como Pq. Aurora, Jockey e as de Guarus (Cidade Luz, Santa Rosa, etc).
Mas me surpreendi com a diferença com relação à segunda. Devido à falta de informações, não podemos afirmar nada. Mas se a EMUT não divulga detalhes, fica a especulação e, claro, desconfiança.

E afinal, como os valores estão sendo calculados (ou seja, como está sendo medida a quantidade de passageiros) sem os cartões, que registrariam na catraca eletrônica?

Anônimo disse...

Esse repasse deve ser pago de acordo com numero de passageiros obviamente, o q garante q essas empresas n estão superfaturando passageiros?
Poderia haver conchavo com os donos das empresas tb por parte da direção da emut. Resumindo, moramos numa terra de impostores, ladrãos de dinheiro público. sem esperança por mais umas 2 décadas.
carlos eduardo

Anônimo disse...

O mais estranho desse valor é que a São João não opera em linhas interdistritais (como comprova o DO de 27/05, que publicou a lista de empresas, linhas e respectivos valores de subsídios - a maior média harmônica é da linha Rodoviária X Sta Maria, operada pela Brasil, em que a prefeitura irá repassar R$ 5,06 por passageiro), ou seja, a São João não recebe mais que R$ 0,60 por passageiro. Isso quer dizer que o cálculo do primeiro comentarista está correto.

Ou a Emut detalha timtim por timtim a quantidade de passageiros, os valores, etc, ou dará margem para especularmos sobre uma informação não confirmada. As "informações" que circulam pela cidade nos últimos meses não são muito confiáveis, mas se não há informações oficiais o governo não pode reclamar de "fofoca".

Anônimo disse...

Calma Gente!
O governo não é da transparênia?
Vai estar tudo transparente lá no site da PMCG.

Anônimo disse...

Estamos de olho é no valor que Rosinha vai colocar no Diário. Quero ver a cara deles que depois de tanto criticar a Folha agora vão fazer o mesmo com O Diário. Até porque já liberou R$ 4 milhões para Tiago pela Construsan, que seria sócio de Carlos Alberto Faria Gomes no Diário. Muita coisa vai explodir ainda esse ano em Campos. Quem tem telhado de vidro não joga pedra no dos outros.

Anônimo disse...

A respeito dos donos da empresa São João, posso garantir que é um grupo de irmãos que trabalham em sociedade, eles tem até um excelente hotel fazenda na localidade de Pedra Lisa, em Morro do Coco, onde também está prestes a inaugurar uma fonte de água mineral. Trata-se de um grupo muito forte financeiramente e de muitos bens, teria todas as condições de comprar os ônibus novos.

Anônimo disse...

Com certeza há safadeza nessa questão, mas convenhamos que 44mil passageiros/dia não me parece um número tão distante da realidade.
Só eu ando 6x de ônibus ao dia, 2 para ir trabalhar, 2 para voltar e outros 2 de ida e volta da faculdade.
Quem anda de ônibus pega no mínimo 2x ao dia, então esses 44mil passageiros ao dia é um número bem inferior a 20mil pessoas.
Sei que há safadeza, mas.. sem saber os números de passageiros que havia antes.. complica.

Anônimo disse...

Isso é mais um trabalho para o MP e PF.

Anônimo disse...

Eu imaginava que essa conta fosse ficar bem maior. Quando os catões eletrônicos estiverem prontos voces verão. Basta caulcular 200 mil passageiros por dia viajando 22 dias por mes, considerando o complemento de apenas 0.60 centavos, daria uma conta de 2 milhões 640 mil reais por mes para os cofres da prefeitura pagar.
Portanto agradeçam se a conta ficar em torno desses valores comentados acima com tanto alarde.
Garanto que o povão está feliz da vida, com certeza está sobrando mais um trocadinho no bolso deles e que certamente será gasto no comércio.
Parabéns Rosinha, com apenas uma medida voce está beneficiando as empresas de ônibus que estavam falidas, o comércio e o povo de Campos.

Renato.

Anônimo disse...

Este Renato não me engana.

O povo merece e precisa ainda de mais. Agora repassar mais de R$ 30 milhões anuais apenas para ajudar na passagem, é um pouco demais.

Isto durante o governo de vocês, depois que os royalties acabarem ficará o que no lugar?

Apesar do seu nome (Renato?) eu não nasci ontem...

Anônimo disse...

Parabéns Rosinha, afinal 800 mil para uma só Empresa não é nada pois coma vai ficar a campanha de 2010,o povo fica feliz com uma sobra de R 0,60 de economia da passagem e a familia Real fica feliz com o desvio para a campanha, é tudo nomal na Dinastia Garotinho em Campos dos Goytacazes, não é uma maravilha...Tracase os bois mais o rebanho é o mesmo.

Anônimo disse...

Nao sei aonde estavam tantos matematicos que nao fizeram a conta de quanto o governo anterior desviou, so para lembrar em apenas dois dias no final de 2008 foram DEZ MILHOES. Esta la na CPI da campos luz confira.

Anônimo disse...

Esse REnato vive em um mundo de faz de conta, a diferença paga para as empresas estão sendo pagas pela população através da contribuição de energia elétrica, R$3,50. Como se não bastasse as pessoas que pegam ônibus para Farol no centro e descem em Goitacazes, a passagem fica contabilizada como se descesse em Farol, é mole! E ainda dizem que o povo está feliz. Na verdade esté ludibriado com essa politicagem de R$ 1,00

Anônimo disse...

Q SAFADEZA!