sexta-feira, janeiro 16, 2009

Postura Municipal em Campos

O blog tem recebido com grande freqüência reclamações sobre questões afetas à Postura Municipal no município de Campos. Acredita-se que as matérias seguidas na mídia sobre “choque de ordem” e outras, assim como a mudança dos prefeitos devem estar contribuindo nesta direção. E isto, é sempre muito positivo, porque uma cidade precisa ser boa para todos e isso não é possível ser construído com concessões fisiológicas e individuais aqui e acolá. Para ajudar na formulação e nos questionamentos cidadãos o blog volta a informar que um novo Código de Postura, Lei 8.061, de 10 de dezembro de 2008 foi publicada no Diário Oficial de Campos dos Goytacazes (Monitor Campista) na edição de 24 a 26 de dezembro de 2008, entre as páginas D1 e D5. Infelizmente, a edição on-line deste dia está no site oficial da Prefeitura de Campos, mas não, a parte onde se encontra todo o texto da Lei Municipal. Aliás, aí vai uma sugestão, de que se dê destaque, no site oficial da PMCG, ao Código de Postura. Este blog já informou sobre isto e até assumiu a responsabilidade de paulatinamente trazer para este espaço alguns pontos mais significativos deste novo Código de Postura, assim como as punições previstas para o seu não cumprimento. Por absoluta falta de tempo, isto ainda não foi feito. "Da Higiene Pública e da Política Sanitária, no Capítulo sobre Limpeza Pública: Art. 38: “É proibido terminantemente: a varredura ou remoção dos detritos do interior dos prédios, terrenos, telhados e veículos para a via pública; colocar caixotes, engradados, tambores usados vazios ou não, nos meio-fios ou sarjetas para criar obstáculos para o trânsito de pedestres, de veículos ou estacionamento destes"; etc. A infração destes dois itens e outros semelhantes devem redundar, em imposição de multa, de 25% até dez salários mínimos (aproximadamente R$ 1 mil)".

11 comentários:

Anônimo disse...

A postura municipal precisa tomar urgentes providencias quanto aquele triste "Cartão Postal de Campos", no início da Rua Alberto Torres, no centro da cidade. É uma vergonha para os campistas alguém de fora ver aquilo.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Código de postura!!!! É isso que está faltando no mundo: Um Código de POSTURA!

Anônimo disse...

Professor, me preocupou um detalhe em sua postagem. No período em que as decisões da Prefeita eram publicadas no site oficial, existem páginas das quais não tivemos conhecimento ?
Me ajude nesta dúvida, pois ela me preocupou.

Ernesto Carcará

Roberto Moraes disse...

Caro Ernesto,

A referida publicação era ainda do governo anterior.

Abs,

Anônimo disse...

Vários sao os bares na Pelinca que colocam suas mesas e cadeiras na calçada impedindo o transito de pedrestes. Exemplo??? Sangue Bom na Pelinca, Boiteco, Kone, fora os camelôs na esquina do Banco Itaú. Isso já virou sem vergonha ou molha a mao de alguém???

Anônimo disse...

Falar em Código de Postura aqui em Campos é brincadeira. A Pelinca, o IPTU mais caro da cidade , anda cheia de irregularidades . O comércio é liberado, quanto mais se critica, mais cresce a presença de barracas, de tapetes no chão com mostra de flores, pano de prato etc. As calçadas impedem o transeunte de circular porque estão cheias dos comércios ilegais. Logo nos primeiros dias da nova administração ainda se viu homens uniformizados da Prefeitura passando. Não demorou nada, sumiram. A Banca de Jornais e Revistas na esquina do ITAU é inconcebível. A localizada em frente ao Banco Real, só sabe informar que tem LICENÇA ESPECIAL da Prefeitura. A quem apelar? Sugestão: A Prefeitura deveria se posicionar através de uma nota oficial concedendo o direito desse comércio ilegal nos bairros. Ficaria bem melhor.O cartão postal de Campos, no início da Alberto Torres é vergonhoso. Cidade provinciana, não há outra explicação.

Anônimo disse...

Sobre bares e restaurantes nem precisa ir tão longe da PMCG! Em frente ao prédio da Prefeitura (antigo Cesec) o restaurante/churrascaria Aquarius sempre coloca mesas e cadeiras fechando completamente o passeio público. Além disso, a sua varanda externa invade parte da faixa do passeio. Em dias de grande movimento os carros estacionam ao longo da via até na esquina. Quem precisa passar por lá é obrigado a atravessar o trecho pela rua. Eu, como cidadão, já reclamei com os donos e não fui atendido. Infelizmente a desordem urbana em Campos está generalizada. É necessário um amplo trabalho de conscientização e fiscalização pelo poder público, para tentar reverter este quadro.

Anônimo disse...

Desejamos que o Setor de Postura da municipalidade comprenda o seu papel de articulador da ordem nas ruas. Que pelo menos um grupo de servidores atraídos pelo cumprimenro do trabalho faça frente aos demais que aproveitam de propinas para concederem tantos erros a olhos vistos. Cheguem correndo na PELINCA. Façam uma varredura em tantas coisas erradas.

Anônimo disse...

A Postura Municipal e as autoridades precisam tomar providências com relação aos abudos que ocorrem no espaço aonde funciona a Canção Nova e a Fundação Jõao Paulo II, rua Gilberto Siqueira esquina com Saldfanha Marinho. Os eventos são diários, iniciando às 17 horas de
2ª à 6ª terminandos por volta das 22:30 e aos domingos 8 horas da manhã.Já solicitamos que fechassem o Galpão, pois o mesmo tem telhado de alumínio propagando muito alto
o som.Na última 6ªfeira a fiscalização esteve lá e fez a medição que deu 110 decibéis, quando máximo permitido é de 65 decibéis. O mais preocupante é que o prefeito atual está pagando a sonorização, isso foi dito para os viznhos que foram reclamar do
barulho que estava sendo feito às 00:30 com a retirada dos equipamentos de som. No domingo a prefeitura de Campos disponibilizou
uma ambulância fiorino com médico e equipe na porta do Galpão o dia inteiro, para socorrer os fiéis.
Essa é uma atitude abusiva do poder público, pois as despesas com a empresa Audio Cia tel 2733-4686, foram pagas com o dinheiro público, bem como os serviços médicos.

Anônimo disse...

a lei completa pode ser encontrada em:
http://www.campos.rj.gov.br/leis/2008/Microsoft%20Word%20-%20Lei%20Municipal%208.061%20de%202008.pdf
att,

Anônimo disse...

a lei completa pode ser encontrada em:
http://www.campos.rj.gov.br/leis/2008/Microsoft%20Word%20-%20Lei%20Municipal%208.061%20de%202008.pdf
att,