terça-feira, abril 29, 2008

Petistas devem ter conversado com Mocaiber

O prefeito Mocaiber informou que teria hoje reunião com dirigentes do PT de Campos para convidá-los a voltar para o seu governo. Além disso, as informações são de que o prefeito teria aceitado a idéia de nomear pessoas indicadas, por uma comissão tripartite, com membros da sociedade civil para ocupar algumas secretarias. Informalmente diz-se que, fora daqueles nomes que antes já eram seus secretários e não foram indiciados ou presos, Mocaiber estaria encontrando dificuldades para nomear esses novos assessores. A possível mudança de posição dos atuais dirigentes do PT que tinham decidido, em reunião do diretório, há mais de um mês, publicar nota de mea-culpa por participação no governo de Mocaiber, mostrará que o equívoco parece não ter sido verdadeiramente assimilado. Na verdade não é possível acreditar que depois de tudo que já se sabe, o partido ainda... seria inacreditável! Atualizado às 00:58: Entre as secretarias que seriam indicadas em "co-responsabilidade" com algumas entidades da sociedade civil como CDL, Carjopa e Firjan, estariam as de Obras, Emut, Indústria, Comércio e Turismo e as pastas da Cultura FCJOL e Fundação Trianon. Nesta segunda, o prefeito também anunciou, a volta de Sérgio Mendes para a Codenca e Jorge Luiz dos Santos para a Limpeza Pública.

27 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Professor! Sei o quanto é difícel a missão de esclarecer uma sociedade mal informada e enganada, até pela mídia...Campos é um exemplo de que ocorre no Brasil...cada jornal, rádioe TV...defendem seus principais patrocinadores ou donos...o mesmo acontece com a grande maioria dos Politicos do País...é so pagar o preço....que o Executivo faz o que bem entende....ai entram os Tribunais de tomada de contas, eleitoral...STJ....persista Amigo...sucesso....fraterno abraço e que Deus o proteja...Joel

Anônimo disse...

Estimado Professor, o PT já mostrou que se vende...como qualquer partido(p..min, msm)do Brasil...ai não vai ser diferente...fica cada dia mais complicado acreditar em Democracia...oh! vida fe gado!!!! abraço!

Anônimo disse...

É engraçado, quando Dr. Alexandre não dialogava com a sociedade organizada vocês reclamavam, agora que quer dialogar vocês reclamam também.

O grande problema é que vocês já têm um projeto político montado, e qualquer atitude do prefeito será rechaçada pelos senhores.

Vocês querem o poder tanto como garotinho e arnaldo, o problema é que são hipócritas.

Anônimo disse...

Professor Roberto e demais amigos,
É com muita tristeza que venho aqui dizer do meu desapontamento com uma pessoa que julgava e apesar de tudo ainda acho ser do bem, apesar dos pesares. É o professor e jornalista Fernando Leite, candidato a quem votei para Deputado Estadual e com muita felicidade foi autor da lei que criou a nossa Uenf. Pessoa equilibrada, profissional competente, mas que agora defende com unhas e dentes um governo atolado em sujeira. Defende o indefensável.Como pode isso? Será que a política é tão nefasta assim? o que acontece? São casos assim que me decepciono cada vez mais com os políticos. A minha última esperança é a terceira via. Se não acontecer, desisto disso tudo, vou me mudar pra bem longe e deixar todo mundo se pegar por aqui. Abraços a todos!

xacal disse...

Prezado Roberto...

Agora que está sem saída, procura legitimar o governo num amplo pacto social...

Por que não fez antes quando todos denunciavam os descalabros do governo...

Comeram a carne, agora têm que roer os ossos...

Muito me causará espécie se entidades participarem dessa farsa...afinal, durante toda a crise não soltaram nem um "pio"...

Assim fica fácil...fazemos o que queremos, desviamos, estragamos tudo e na hora da conta política chamamos a sociedade para dividir...

já não bastam os impostos que nos são surrupiados...temos que dizer que concordamos...

é muito conismo, não acham...?

Só falta dizer que nós é que nomeamos o "metranilha"...

xacal disse...

perdão: cinismo ao invés de "conismo"

Anônimo disse...

O que o PT de Campos quer é ter de volta uma boquinha na prefeitura. Como Mociber não tem muitos nomes limpos dentro do seu grupo, pede ajuda a sociedade civil, aproveitando com isso para dar uma melhor imagem ao seu desgoverno. Mas duvido que qualquer entidade não vendida desta cidade não gostaria de ter seu nome associado ao desgoverno municipal. Mas o PT de Campos não parece ligar pra isso, já sabia que o desgoverno do "dotô Mocabi" estava um mar de lama mas ainda assim resvolveu entrar e agora insiste no mesmo erro. Não vou me impressionar se alem de voltar ao desgoverno o PT também se alinhar em uma coligação com Dotô Arnaldinho para as proximas eleições. Lamentável tudo isso.

Anônimo disse...

O que o PT de Campos quer é ter de volta uma boquinha na prefeitura. Como Mociber não tem muitos nomes limpos dentro do seu grupo, pede ajuda a sociedade civil, aproveitando com isso para dar uma melhor imagem ao seu desgoverno. Mas duvido que qualquer entidade não vendida desta cidade não gostaria de ter seu nome associado ao desgoverno municipal. Mas o PT de Campos não parece ligar pra isso, já sabia que o desgoverno do "dotô Mocabi" estava um mar de lama mas ainda assim resvolveu entrar e agora insiste no mesmo erro. Não vou me impressionar se alem de voltar ao desgoverno o PT também se alinhar em uma coligação com Dotô Arnaldinho para as proximas eleições. Lamentável tudo isso.

Anônimo disse...

Danilo,
Acredito que o Fernando Leite está procurando dar o melhor dele para mudar os rumos de nossa Campos. Ele não está envolvido em "sujeira" alguma, está? Além do mais, acho que ele cansou de levar o "pé na bunda" com o Garotinho. Cansou dos desmandos e das humilhações. Vc não sabe o quanto ele sofreu.
Eu, aqui de casa, continua a confiar e dou meu voto de confiança a esse cara que nunca em sua vida pública me decepcionou.

Anônimo disse...

Defender Fernando Leite só pode ser piada...rs...
O PT de Campos também é outra piada...rs..
O que pensar, ao ouvir dizer que o Roberto Moraes e o Luciano Dângelo não participaram deste breve governo do Roberto Henriques em respeito a posição do PT, que agora quer voltar de mala e cuia pra esse governo Mocaiber, afogado em tanta lama?
Professor Roberto, será que seus companheiros de partido merecem o seu respeito??

Pedro.

Anônimo disse...

Senhores,

O governo Mocaiber nao pertence ao PT. Não há qualquer imposição moral para que o PT participe novamente deste governo.

Farão merda maior do que o que foi feito no breve "desgoverno" da Bené...

Se continuarem como estão não teremos outra saída q não seja tomar o diretório.

Não há comitê de ética? Odisséa, Anormal e Diniz são monarcas do PT???????

O que devemos exigir????

RETRATAÇÃO PÚBLICA DA DIREÇÃO QUE PARTICIPOU DO GOVERNO MOCAIBER!

Que o PT dê explicações para a sua base do que fizeram, como fizeram e porque fizeram.

Quero ver se sobrevivem ao debate.

Anônimo disse...

"companheiros", apesar da informação em tempo real proporcionada pelos meios eletrônicos, esta (des)informação não é procedente, lembro, ainda, que o Partido dos Trabalhadores possui um calendário próprio de reuniões e, aproveitando mais uma vez a opotunidade que me é concedida, convido a todos para que delas participem com o mesmo "vigor" e "intensidade" que participam das discussões aqui postadas. Cabe-me ainda defender e reafirmar a disposição do DM do PT Campos em sempre respeitar as deliberações tomadas.

Atenciosamente. Hugo Diniz (Direto do Rio de Janeiro "Cidade maravilhosa')

Anônimo disse...

Desculpem-me se não consigo postar um comentário sem ser anônimo.
Novamente, abraços, Hugo Diniz

Anônimo disse...

Em tempo, mas não com tanto assim, não tive a oportunidade de ler nenhum dos comentários anteriores.
mais uma vez, abraço, Hugo Diniz

Unknown disse...

É lamentável, ver a direção do PT de Campos com essa postura adesista.
Embarcaram em uma canoa furada, quando todo mundo sabia do mar de lama em que ela estava navegando. Agora parece que vão repetir o mesmo erro.
Será que não aprenderam? Ou será que não foi erro?
Será que o PT que ajudei a fundar, quando estudante, com o passar dos anos aderiu ao fisiologismo e se tornou mais um partido onde os interesses individuais (inconfessáveis), passaram a se sobrepor aos interesses coletivos. Infelizmente, ao que parece, a proposta e o ideal de mudança, que nos movia naquela época, foi deixada para trás, com a chegada de adesistas e oportunistas de última hora.
Onde estão os militantes e parte da direção partidária que é contrária a essa política adesista? Porque não se manifestam? Porque não exigem um debate publico, para que justifiquem o porquê da adesão a um governo corrupto, com um prefeito no mínimo conivente, indolente e inapto?
Com a palavra os companheiros do PT, (situação e oposição).


Um outro ponto que gostaria de abordar é sobre o ex deputado Fernando Leite.
Parece consenso, por tudo que tenho lido, que é um cara ético e bem intencionado. E também que, há vários anos vem assumindo posturas equivocadas, sendo a última, emprestar sua biografia e trajetória política íntegra, a um governo corrupto.
Certamente é mais um erro de avaliação.
Os blogueiros certamente se lembrarão desses fatos e farão as correções devidas.
Primeiro, a traição do senhor Garotinho para com Fernando Leite. Ocorreu ao final do primeiro mandato de Garotinho na Prefeitura quando, falacioso como sempre, preferiu “indicar um poste” para sua sucessão, para mostrar que tinha cacife para eleger qualquer um, em detrimento do candidato natural do grupo.
Segundo, nova traição, quando o rapaz da Lapa se preparava para dar vôos mais altos. Dizia preferir Fernando Leite como vice, já que pretendia governar somente os dois primeiros anos e renunciar, para concorrer a governador e, nos bastidores, articulava um golpe na convenção do partido para ter como vice, um médico oriundo do PFL. O resto da historia todos conhecem...
Duas perguntas que não querem calar:
-Será que a trajetória política da cidade seria outra se Fernando Leite não tivesse sido traído e fosse eleito?
- Porque um cara inteligente, competente, educado e com luz própria, suporta toda a sorte de desmandos, humilhações e traições, perdoa o seu detrator e volta para o seu lado?
Só Freud explica...

Anônimo disse...

Não acredito que depois de tudo isso o PT vai querer voltar para o governo de Mocaiber. Seria o mesmo que confessar que os interesses do partido nada tem haver com um projeto para desenvolvimento do município e sim mais um projeto de de poder com interesses individualistas. Soube que RH enquanto estava a frente da PMCG pediu ao PT para continuar nas secretarias que ocupava e até teria oferecido mais espaço, não entendi porque o PT não aceitou, já que antes quando Mocaiber ja tava na lama o PT tinha aceitado.

Renato Barreto disse...

Tudo tem limite.
Se a oposição do PT em Campos não se manifestar e não fizer uma grande mobilização contra esse leilão da nossa sigla, seremos todos cúmplices. Não podemos deixar que essa possibilidade seja se quer pronunciada.
Professor Roberto, vamos divulgar as datas e locais onde essa decisões serão tomadas pelo partido e comparecer a reunião para impedir mais esse desastre. Acredito que devemos fazer isso respeitando as regras do jogo, democraticamente, mas com a firmeza dos indignados. Se nos faltarem votos, pelo menos não estaremos fugindo as nossas responsabilidades com o partido e com a cidade e deixaremos claro que não podemos ser confundidos com os “companheiros” que trocam projeto político por empregos. O PT não pode se transformar em plataforma de lançamento de interesse pessoais.

Renato Barreto disse...

Interesses pessoais

xacal disse...

Senhores...

Acho que não basta repercutir as decisões que não são favoráveis...

O limite das instâncias partidárias se rompeu dada a natureza do que está em jogo, e dos interesses dos interlocutores que dominam a máquina...

Chegou a hora da minoria petista renunciar a esse jogo "de cartas marcadas" e entregar seus cargos, com uma declaração pública e as instâncias superiores, solicitando intervenção diante dos descalabros cometidos...

Lembrem-se que neinha está denuncada em ação de improbidade e a direção partidária local sequer se manifestou, quanto mais movimentar as instâncias corretivas, pois temem que tal processo se alastre a demais envolvidos...

Como já disse: não dá para sentar para jantar com canibais...

Chega de se submeter a uma agenda a qual não nos caberá intervir de verdade...se é para referendar o aluguel do partido que façam sós...

Anônimo disse...

É engraçado, quando Dr. Alexandre não dialogava com a sociedade organizada vocês reclamavam, agora que quer dialogar vocês reclamam também.

O grande problema é que vocês já têm um projeto político montado, e qualquer atitude do prefeito será rechaçada pelos senhores.

Vocês querem o poder tanto como garotinho e arnaldo, o problema é que são hipócritas.(2)

felixmanhaes disse...

Meus fraternos visitantes e debatedores. Após assistir esse acalorado debate,mais uma vez fica evidenciada a diferença que a sigla PT faz na questão de praticar a democracia interna. Se falarmos de outros aspectos, vamos observar que sob a ótica dos estatutos e ideologias, todos os partidos teriam uma grande possibilidade de produzir inúmeros santos para o Brasil. O que atrapalha são os companheiros que usam essas siglas para projetos pessoais e para levar vantagem. Do Partido dos Trabalhadores, jamais vocês verão estampada da imprensa local a seguinte manchete "Deputado Federal Fulano de Tal em Campos para assumir a Presidência do PT", sem antes ter havido todo um processo de inscrição de chapas, debates e a própria eleição em si. Ocasião em que pessoas anônimas podem provocar e promover adesões importantes e emplacar idéias e até o poder, mesmo que seja em minoria. No entanto, não faz muito tempo uma liderança de Partido local, teve que procurar abrigo em outra sigla, porque um cacique combinou por cima, chegou aqui, fez a intervenção, assumindo o comando partidário e hoje lá, a maioria faz o que o dono manda. Repito, as instâncias, a proporcionalidade e os votos são um grande atrativo. E foi isso que me motivou entrar no PT há mais de muitos anos. É que me move a convidar aos meus fraternos críticos a ingressarem nesta sigla. Em política não tem outra alternativa, ou você entra para tentar reconduzir para um norte digno de comportamento ou você fica de fora atirando, mas sem condição de interferir. Na minha avaliação, em um partido com essa estrutura administrativa, eu tenho a seguinte proposta. Eu mudo o Partido, mas não mudo de Partido.
Hoje temos o sentimento de que todos os críticos do PT, se fossem filiados e tivessem à época da eleição interna de dezembro de 2007a mesma iniciativa e chegado para perto, seríamos o atual Presidente da Sigla, e com a maioria, teríamos saído do Governo já em Janeiro de 2008, uma vez que essa era uma das propostas importantes da nossa campanha. No entanto, isso não foi possível, conseguimos somente 11 cadeiras no Diretório, incluindo 2 na Executiva. Estamos cientes da nossa condição de minoria. Todavia, eu já vi muita minoria coerente produzir mais resultados positivos que uma maioria incoerente. Quanto a questão atual do Partido dos Trabalhadores, na última reunião do Diretório, a maioria aprovou uma proposta que vinha crescendo, com adesões de outros grupos dentro do Partido, provocada pela Oposição minoritária, onde ficou decidido que o PT sairia do Governo de Roberto Henrique mas que também estaria fora do Governo Mocaiber, caso o mesmo retornasse. E isso é o que está valendo. No entanto, a Polícia Federal se antecipou a nós. Quanto a companheiros que tenham ferido o código de ética, estes já estão sendo encaminhados para a instância responsável. Todavia, não é rito sumário, há todo um processo de investigação, direito amplo de defesa e quem vai decidir, em última instância, é a plenária do Diretório. Aqui vai mais uma vez o apelo, cheguem para perto, venham para o PT, e contribuam para a melhoria da dirigência interna e o do crescimento do nosso Partido dos Trabalhadores.

Luiz Felipe Muniz disse...

Prezados(as),

sinto no ar um certo impasse!

Esta história de que minorias devem se submeter às decisões de uma maioria movida e mobilizada em meio ao caos administrativo e às suspeitas de corrupção em quadrilha, me parece ultrapassada e retrógrada...certamente há caminhos institucionais que devem ou deveriam ter sido percorridos por quem tem direito e poder para tal...

Duas coisas deveriam ficar bem claras para todos os blogueiros e simpatizantes do movimento "CHEGA DE PALHAÇADA":

1ª - precisamos aprimorar a nossa capacidade de articular mais e melhor para recuperar e soerguer a noção coletiva de movimento social e civil na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ;

2ª - precisamos montar urgente uma estratégia de ação junto aos Partidos Políticos, todos...a fartura e as facilidades os dominaram e contaminaram...

No momento uma coisa não tem nada a ver com a outra...somente com o tempo será possível melhor avaliar se as duas frentes irão se encontrar...

Tratar das dificuldades partidárias internas num momento de mobilização social e civil independente é tudo o que os Garotinhos, os Arnaldinhos e os Mocaiberzinhos querem...não há cacife nem dinheiro do lado de cá pra fazer frente a anos de populismo barato..., engendrado por uma elite de bem sucedidos senhores da imprensa, da saúde, da indústria, dos poderes em geral...

Portanto, caros amigos, deixemos um pouco a ansiedade de lado e continuemos no movimento de forma leve, madura e rigorosamente focada na ampliação de nossa voz...

Creio que é o que por enquanto podemos melhor fazer...

felixmanhaes disse...

Estou de acordo. Vamos voltar ao Movimento que nasceu sábado, que não pode esfriar. Que tal fazermos uma outra manifestação em frente à Câmara. Um apitaço seria excelente para acordar e tirar da cama os vereadores da bancada do silêncio e do sono. Desta feita, se possível, colocar boca de ferro, para a companheirada já ir treinando o gogó.

xacal disse...

Caro Luiz Felipe,

Respeito sua opinião...na verdade não se trata de "aparelhar" nenhum movimento...

Mas deixá-lo a própria sorte também é o que desejam os ...inhos (todos eles)...

Movimento moralizador sem direção política vira CANSEI, ou frente neoudenista de esquerda...já vi esse filme antes...e vc com certeza também...

Goste-se ou não, todo esse movimento se encerra no seguinte dilema: será apenas uma referência simbólica ou uma alternativa de poder...restam-nos apenas quatro ou cindo meses, e diante de nossas "pernas curtas" já deveríamos estar na corrida...

São os partidos e suas contradições as legítimas ferramentas para transformar a sociedade, e foi justamente, esse afastamento asséptico da classe média, e outros setores progressistas que os tornou ambientes "insalubres"...

Ninguém fará por nós o que é nosso dever fazer, e não há, meu caro, como fazer omeletes sem quebrar os ovos...

Só corrige-se democracia com mais democracia, e sem partidos não há democracia...

Luiz Felipe Muniz disse...

Caro Xacal, as suas colocações são sempre muito contundentes e poderosas...mas poderiam ser mais se vc removesse o véu...

Dias atrás eu tb postei uma opinião no blog do Roberto enfatizando o aspecto da inserção partidária na luta e mobilização social...mas tb não podemos ser tão ingênuos...acho que os partidos em Campos deveriam ser invadidos com pedidos de filiação por todos aqueles que querem ver a coisa se transformar de fato...não importa se da classe média ou não...os acéfalos se encontram por todo o lado e quando menos se espera ele põe a mão no bolso alheio...e por aqui no erário público...

Eu não disse que estaríamos num movimento sem direção política, mas por ora sem direção partidária sim...pois se nem mesmo os partícipes partidários, em minoria, que discordam de decisões nitidamente comprometedoras, não conseguiram desenvolver alternativas institucionais para sanear...como esperar que um movimento nascido pelos blogueiros e internautas de variada percepção social, de uma hora para outra, desenvolvam uma afinidade partidária em meio a crise que invadiu as entranhas de todos os poderes em Campos...???

O primeiro caminho é o movimento sim...e infelizmente o tempo urge também...tomara que tenhamos sabedoria para conduzir o movimento e realinhar algum partido...!!!

Conte comigo!

PS - está chegando a hora de vc, Xacal, mostrar de fato quem é...

xacal disse...

Luiz Fellipe,

Quando citei a classe média e outros setores "progressistas" como detentores de "mais" responsabilidade frente a processos de renovação, o fiz por motivos óbvios, uma vez que a gente concorde que os setores colocados na base da pirâmide dispõem de menores chances de escolha "qualificada", o que nãp deslegitimas tais escolhas, se é que me compreende...

Também não me excluo dessa responsabilidade, pois também me afastei por diversos motivos, os quais poderemos discutir adiante...

O que mencionei a respeito de falta de direção política não tem haver com sua fala diretamente, e sim com o que depreendi dos textos postados hojes nos diversos blogs...

Me dirigi a vc por considerar o comentário mais sensato, e através dele enxerguei uma interlocução mais qualificada para diagnosticar essa "udenização" desse salutar movimento...

Quanto a minha identidade, creia-me, há questões muito mais interessantes...como diria Mao: Não importa a cor do gato, basta que mate os ratos...!

Fraternal abraço, xacal...

Anônimo disse...

Seria Xacal o Mister M? Logo percebi. Djahojinho - O senhor de todos os enigmas. Pô, meu, vamo voltar às sugestões para continuar o movimento. Gostei da sugestão do Felix Manhaes. Botar uma boca de ferro (microfone) na mão. Assim, quem sabe, apareceriam até os anônimos