terça-feira, março 20, 2007

O blog voltou a falar com os finalistas à reitoria da Uenf: Almy Junior e Sérgio Cardoso

Os dois professores foram escolhidos pela comunidade da universidade, para a disputa do segundo turno, que vai ocorrer no próximo dia 29 de março. Almy é doutor em Produção Vegetal na área de fruticultura, enquanto, Sérgio é doutor em Ciências na área Química Orgânica. Na verdade teremos um pequeno bate-bola de apenas quatro perguntas com os dois concorrentes ao cargo de reitor da Uenf. O objetivo mais uma vez, é o de colocar, setores da comunidade à par, do que acontece nesta importante instituição pública da nossa região. O blog agradece a atenção de ambos, o que demonstra na prática, a efetiva disposição em ampliar e estreitar o contato com a comunidade. Veja as perguntas e as respostas, que estão na ordem da chegada das mesmas:

Blog: Vocês dois praticamente iniciaram suas trajetórias acadêmicas na Uenf. Depois de treze anos, isto significa um novo momento na vida da universidade?

Almy: Certamente que sim. Tivemos a oportunidade de trilhar todos os caminhos possíveis na UENF e isso será fundamental para nossa administração. Consideramos que o conhecimento que temos da realidade regional, incluindo a realidade política, aliado ao conhecimento que temos da história da UENF, são qualidades fundamentais para conduzir os destinos da nossa Universidade.

Sérgio: Iniciei minha trajetória acadêmica na UFRJ onde fui pesquisador visitante em 1996. Neste período também fui professor substituto no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFF. Cheguei a UENF em fevereiro de 1997 como Professor Visitante. Desde então, sempre participei ativamente de todos os momentos decisivos da Universidade seja como Presidente da ADUENF, como membro do Conselho Universitário e por último como Diretor Geral Administrativo.

Blog: Vocês dois trabalharam na gestão que se encerra do professor Raimundo Braz. Quais as diferenças que impediram a participação numa única chapa?

Almy: O objetivo é o mesmo, o crescimento continuado e sustentável do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UENF. A diferença é que acreditamos ser mais fácil o caminho da negociação, da busca de parcerias, do envolvimento das Comunidades Universitária e Regional e da nossa capacidade de trabalhar em equipe. Diferente do nosso concorrente, que acredita ser possível fazer sozinho.

Sérgio: Trabalhei nesta gestão a convite do Prof. Braz. Neste período me dediquei a sanear as questões financeiras e administrativas da UENF. Com a experiência dos últimos anos acredito que somente com a formação de uma equipe que tenha compromisso com a Instituição aliado a competência, experiência e coragem para tomar as decisões técnicas e políticas necessárias para a consolidação e a retomada do crescimento da UENF. Desta forma optei em trabalhar com pessoas nas quais eu deposito inteira confiança e que possibilitará a realização de um trabalho harmônico pela UENF.

Blog: Em qualquer eleição de dois turnos, quando há necessidade do segundo turno, o trabalho é o de buscar os votos dos que ficaram de fora da final. Neste sentido qual será a estratégia da sua chapa?

Almy: A estratégia é continuar apresentando a nossa proposta de trabalho e apresentando o Prof. Almy e o Prof. Abel como os profissionais mais capacitados, nesta disputa, para interagir no sentido de alcançar os objetivos traçados. Nossa capacidade de interlocução com a Comunidade Universitária e a capacidade do Prof. Abel na captação de recursos extra-orçamentários são pontos fortes da CHAPA 20.

Sérgio: A chapa 10 está aberta a todos os apoios, sugestões e idéias que possam contribuir positivamente com a execução das propostas de gestão apresentadas pela chapa. Todos aqueles que acreditam na UENF e na capacidade de trabalho da chapa 10 estão convidados a se unirem a nós nesta grande empreitada.

Blog: Nesta busca dos votos que faltaram para inteirar os 50% dos votos válidos, o que pretende realçar?

Almy: As diferenças individuais e o histórico dos membros das duas chapas, as incoerências entre o que vem apresentando o nosso oponente e a sua forma de administrar, decidindo sempre decidindo sozinho. Neste sentido não temos dúvidas, a coerência e as qualidades individuais do Prof. Almy e do Prof. Abel, que se complementam, serão fundamentais para a Vitória do Vinte no dia 29 de março.

Sérgio: A chapa 10 é formada por uma equipe compromissada com a Universidade, capaz de resolver os problemas internos e promover uma maior integração com a comunidade regional e com o Poder Público nos níveis Municipal, Estadual e Federal. Além disso, a transparência proposta pela chapa inicia-se com a indicação prévia dos futuros ocupantes das três pró-reitorias, evitando especulações e permitindo que o eleitor possa fazer a sua escolha de maneira mais consciente.

Nenhum comentário: