domingo, julho 30, 2006

A bela lagoa Doce

Em homenagem a Thatiana que acertou na mosca a origem das fotos da nota abaixo, aí seguem mais informações extraídas do texto "Questões ambientais iminentes e urgentes no norte-noroeste fluminense" que você pode ler na íntegra aqui. Nele, o professor Aristides Soffiati qualifica assim este belíssimo local:
"Situada no litoral norte do município de São Francisco de Itabapoana, a Praia da Lagoa Doce é considerada a mais bela do norte fluminense. Esta beleza advém do encontro da praia com as escarpas do tabuleiro, formando falésias."
Soffiati neste, que ele chama de breve relatório reclama da falta de preservação deste espaço que quase eliminou as lindas falésias que davam ao ambiente a excentricidade que o tornava diferenciado. Soffiati escreveu:
"No entanto, está havendo uma ocupação por estabelecimentos comerciais dentro da faixa de Reserva Ecológica, a princípio com construções facilmente removíveis. Agora, com edificações de alvenaria. Para facilitar a descida do tabuleiro até a praia, foi escavada uma escada na falésia, colocando em risco este fóssil geológico. Já houve ação policial para coibir a invasão, mas ela prossegue. Outro problema é que as Indústrias Nucleares Brasileiras já praticaram profundos cortes no talude do tabuleiro e na praia para fins de mineração, sem qualquer licenciamento. A FEEMA é por demais tolerante com a empresa. Há um Procedimento Administrativo no Ministério Público Federal que não prospera. Uma ação civil pública oferecida pelo Ministério Público Estadual embargou os trabalhos da Usina da Praia por 19 dias nos anos de 1980, mas ela voltou a funcionar e continua provocando danos ambientais".
Por fim Soffiati lembra da proposta de consituição de uma APA no local:
Há uma proposta de criação de APA em torno de uma Estação Ecológica para proteger a Mata do Carvão que contempla a Praia da Lagoa Doce como a única praia virgem da região. Em vez, querem transformá-la numa praia de nudistas. Nada contra o nudismo. Só que a simples cogitação em torno do assunto está acelerando a ocupação destruidora da praia.
Nas fotos abaixo, a lagoa Doce que deu nome ao balneário, o farol existente no local e mais duas vistas do litoral a primeira em direção à Barra do Itabapoana e a segunda em direção a Buena e Guaxindiba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Roberto
Da minha parte, considero a Lagoa Doce a mais bela praia do norte fluminense. Propus ao Departamento de Recursos Minerais que fortalecesse a base do pináculo de falésia que lá existia e que ruiu um reforço com concreto na sua base. Mas me disseram que isto descaracterizaria o monumento geológico, que ele estava fadado mesmo a cair. Curioso não convir uma obra de proteção por anti-natural quando tantas outras são perpetradas para a destruição de ecossistemas. Assim caminha a humanidade.
Abraços
Arthur Soffiati