sexta-feira, novembro 04, 2005

Porto do Açu – IV

O mineroduto tem projeto de 462 quilômetros entre João Monlevade e São João da Barra passando pelas cidades de Ponte Nova, Viçosa, Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes. João Monlevade fica a 120 quilômetros de Belo horizonte.
A área adquirida pelo Grupo EBX ou MPX no Açu é de 1.200 hectares, diz-se também que o grupo já gastou R$ 150 milhões na aquisição das minas de minério de ferro de onde vai iniciar a prospecção e a construção do mineroduto.
O empreendimento para ser iniciado depende da obtenção das licenças ambientais e de operação do porto junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
O complexo da Samarco possui 12 licenças para funcionamento, mais decretos estaduais, portarias e mais nove processos de autorização no IEF (Instituto Estadual de Florestas) de Minas Gerais. Quanto ao número de empregos considero muito otimista demais a expectativa de geração de 3.000 empregos na atividade beneficiamento, embarque e operação no Açu, se for levado em conta que grande parte desta atividade é automatizada.
PS.: Para ampliar a figura e ver o caminho do mineroduto clicar na figura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo amigo,

Após descobri-lo nos Blog´s Unidos, tornei-me assíduo leitor de seu blog. Compreendendo o grande valor de informar com humor criei um blog http://opiratanet.zip.net e venho convidá-lo a nos fazer uma visita de cortesia e também deixar seu comentário.
Aproveito para novamente parabenizá-lo, não somente pela iniciativa deste trabalho, mas também pela excelente qualidade das informações com que nos brinda.
Sucesso amigo,

O Capitão
http://opiratanet.zip.net

Roberto Iza Valdés disse...

Merci.
big o Roberto Iza Valdes

www.roberto-iza-valdes.com

Roberto Iza Valdés disse...

Parabéns, Big RobertO!

Anônimo disse...

Ola roberto.
Eu acabei de receber a noticia que um mineroduto vai passar na estrada do meu sítio, e vao ocupar 15 metros para dentro dele. É uma area pequena, e vou ser prejudicada. voce sabe o que posso fazer para que isso nao aconteca? quais sao os riscos ambientais que a minha terra estara submetida?
obrigada