terça-feira, outubro 21, 2008

Rede blog

Hoje, mais um dia 21, é dia dos blogueiros da Rede Blog atuarem com a pauta que é sugerida por uma enquete, organizada pelo, Vitor Menezes, do blog Urgente. O evento acontece, desde janeiro deste ano. Como disse Vitor: "nesta data, a cada mês, é utilizada pelos blogs para tratar de algum tema relacionado a Campos. O objetivo é dar visibilidade a um assunto, a partir de múltiplos olhares". O tema escolhido de hoje, foi: "A falta de uma imprensa decente em Campos e a "obrigação" dos blogs em passar informação ágil e com credibilidade". Acho muita presunção assumir que a Rede Blog consegue passar informaçao ágil e com credibilidade. Porém, não há como não dizer que o blogueiros têm feito um trabalho diferenciado e, já de amplo alcance. No caso deste blog, mesmo de forma amadora, assim como outros, que não são do ramo do jornalismo/comunicação, que usa este instrumeto, para fomentar o debate e também, porque não dizer, para fugir do bloqueio, de uma pauta da mídia convencional, quase sempre, comprometida com interesse outros, que não o da informação (um direito do cidadão) e da abertura para diferentes opiniões. Outros como o Urgente, com profissionais do quilate de um Vitor Menezes e outros que fazem um belo trabalho, voluntário e cidadão mostram como nossa imprensa e nossa terrinha poderiam ser, pelo menos, um pouco melhor. Quer um exemplo? Leia a qualidade e o profisssionalismo da cobertura feita pelo Vitor e pelo Cesar Ferreira, ontem durante o debate da TV Record Campos. A primeira versão da Rede Blog marcou posição ao escolher como tema o Dia do Abandono e acabou provocando o lento e pachorrento poder público municipal, mesmo às vésperas da Operação Telhado de Vidro, a se mexer e lançar o projeto Cara Nova para reduzir os absurdos do descaso, na área urbana central e periférica de nossa cidade. Os temas seguintes foram menos atraentes que este, mas ainda assim mantém, em evidência, o quê, a desejo deste blog, já poderia se constituir num veículo próprio, talvez até com o uso de espaços em mídias tradicionais, que hoje já se preocupam com a expansão do público cativo criado pelos blogs entre leitores-colaboradores-comentaristas-novos blogueiros. Eles são plurais, criativos, exigentes, polêmicos e democráticos, nem que seja pelo aprendizado de ver diariamente, seus pontos de vistas questionados, criticados quase que on-line. Nestes quesitos, a mídia tradicional da nossa terrinha está a anos-luz disto, que já é considerado, a qualidade da comunicação contemporânea, mesmo com todos os defeitos que elas trazem como parte de uma sociedade onde é natural se disputar interesses. Enfim, sigamos em frente!

9 comentários:

Vitor Menezes disse...

Bacana, Roberto. Brigadão aí pela referência ao urgente! Abração! Vamo que vamo!

Anônimo disse...

Eu sei em quem votei. Eles também.

Mas só eles sabem quem recebeu meu voto.

As urnas eletrônicas possuem falhas de segurança que podem alterar os resultados das eleições?

Anônimo disse...

Roberto,

O tema é perfeito para o momento, principalmente na nossa cidade.
Um problema grave que tem acontecido no universo da informação é a publicação de notícias veiculadas com fatos e dados errados ou/e tendenciosas e parcialistas visando interesses de classes.
Desde o início, a informação tem sido utilizada como ferramenta de poder.
Sua verdadeira função seria informar e formar !
A imparcialidade, coisa impossível de não existir, caminha junto com toda e qualquer tipo de mídia.
Somos bombardeados literalmente dia e noite.
O bombas existem nas contradições das informações e não somente porque os fatos existem.
Tentar melhorar a mais importante das atividades do ser humano, não é nada fácil; talvez até impossível.
Essa atividade de informar, na verdade é uma das maneiras do processo ensinar/aprender.
E existem as fases:
...somos o que vemos o outro fazer!
...somos o que nos ensinam a ser!
...o que nos informam !
E aos poucos vamos filtrando e moldando o que nos parece certo ou errado.
Uma informação pode fazer uma verdade absoluta nossa deixar de ser...ou ser "trocada" por outra".
Portanto mesmo que seja difícil essa sedimentação de novas verdades através da mídia ainda que falha, é necessária.
Entretanto, cabe aos promotores de notícias tentar como diretiva principal localizar os dados do fato dentro de um universo e contexto bem definido.
Esse localizar, no meu entender é mais importante do que o fato em si.
É esse localizar que vai transformar o dado em informação.
Um post localizado, permite comentários que podem ser contraditórios.
Mas um post sem localização permite comentários, ainda que verdadeiros, mas em universos totalmente diferentes.
Não existirá senão uma confusão de ideias e conceitos ( torre de babel).
Todos os comentários certos e todos errados... e nada será assimilado.
Ou será assimilado de acordo com o interesse do dono da notícia.
Nesse caso uma imprensa DECENTE deveria colocar informação em vez de notícias.
A complexidade de se informar(blog) chega até ao tipo de efeito da fonte utilizada no texto.
O tamanho das letras..
A ordem das palavras...
Na minha opinião a palavra "obrigação" no tema escolhido tem um significado de colocar informações verdadeiras " doa a quem doer ".
Me parece que a falta de decencia está ligada aos grupos que se fizeram donos das mídias e controlam o seu conteúdo.
Esses grupos usam a informação para levar ...trazer...direcionar...votar...
Não acho facil os blogs conseguirem
cumprir o agil e com credibilidade.
Essas duas propriedades, não se entendem.
Mas é necessário tentar.
A escolha do tema por sí é uma informação de enorme valor.
Ela já nos ajuda a sedimentar uma verdade, que já era verdade !


T.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Prof. Roberto, sobre o tema proposto escrevi no meu espaço o texto abaixo , e peço licença para reproduzí-lo aqui:
"Esse é o tema escolhido pela Rede Blog para ser debatido hoje.
Assim como o Vitor Menenes, acho perigoso a generalização. Sem sombra de dúvidas, a imprensa escrita e falada em Campos nos tem dado exemplos vários de como não se deve agir. Acabaram por se transformar em reféns de dois grupos políticos, e com isso uma boa parcela da população encontra nos blogs a esperança da imparcialidade desejada. E fazendo parte do mundo blogueiro local há pouco tempo, acho um pouco exagerado o uso do termo "obrigação". Cada blog tem seu estilo e quem os escreve tem também todo o direito de expressar suas opiniões. Aqui em Campos temos para todos os gostos. Quando resolvi entrar nesse mundo, não imaginava que curtiria tanto. Tenho uma frustração por não ter terminado o curso de jornalismo e com o blog posso compensar um pouco isso.
Os blogs tem se transformado em ferramentas políticas eficazes. Nos EUA, Barack Obama tornou-se mais conhecido por causa dos vários blogs que apoiavam suas idéias. E aqui no Rio de Janeiro, um dos fatores primordiais para o crescimento de Gabeira foi a mobilização da blogosfera carioca que entendeu que ele pode ser o caminho para dias melhores na capital.
Aqui em Campos, os debates que ocorrem nos blogs são super válidos. Assim como esta idéia de discutirmos um tema todo dia 21. Já tivemos mobilizações bem bacanas como o "Chega de Palhaçada" e possivelmente outras virão.
Só acho que as pessoas devem tomar cuidado também com tudo que se lê na blogosfera. Não só com os textos dos blogueiros, mas também com os comentários que os muitos "anônimos" da cidade escrevem. Aliás....não sabia que Campos era uma cidade tão anônima assim!!!
Por fim, logicamente espera-se uma imprensa menos parcial e politiqueira e mais interessada nos interesses da sociedade. Só acho que infelizmente a mentalidade de muitos ainda não permite isso. Se temos uma imprensa que age desta forma, é porque existe um público que aceita e compra essa idéia. Basta ver as candidaturas do segundo turno.... "

Anônimo disse...

É... hoje é dia de falar da relação imprensa e a blogosfera, mas antes disso tem que ensinar as pessoas a lidar com a internet, a liberdade que ela proporciona e ainda a responsabilidade que se herda c/ essa liberdade.

Anônimo disse...

Profissionalismo, só do Vitor Mnezes, né??
Porque o Cezar nada mais faz do que se encostar no Vitor, que tem me decepcionado com censuras e protecionismo.
E não sei porque ainda continua dando créditos ao rapazinho.
Um jornalista profissonal e muito respeitado já abriu o olho e praticamente proibiu o talzinho cezar de se quer passar pelo portal da terra do coco e dos carneiros.
É lamentável ver o blog do Vitor com a participação desse tipo de gente. Lamentável!!!!!
E as fotos não são grande coisa. Ele tenta mais não chegará aos pés do Welinton Cordeiro.
Enquanto a imprensa dessa catingosa cidade aceitar oportunistas, mal-caráter e cafona como cezar, irá continuar como está, uma bosta.
Eu passo!!!

Anônimo disse...

Por acaso este Cesar é Cesar Ferreira?
Se for, está aprovado seu comentário

Anônimo disse...

SIDA Oliveira, outras pessoas já estão mais que cientes sobre o caráter deste sujeito. É ele mesmo sr.Anônimo.
Ele já foi execrado diversas vezes da nossa roda de amigos. Mas, ele é uma pessoa tão sozinha e incoveniente que alguns ainda têm pena... E deixa ele ficar por perto, como se fosse um cachorrinho sem dono, entende?
Como eu não sou a Madre Tereza, já me desgarrei desse carma ruim.
Tem um blog que ninguém visista, um orkut que ninguém deixa recados e um celular que ninguém liga. KKKKKKKK!!!!
Má sorte teve o Vitor que agora tem que conviver bem mais perto do elemento.

Anônimo disse...

Porque "imprensa decente"? O jornalista Vitor deveria se informar melhor sobre a história da imprensa brasileira. Ele acha que só existe imprensa indecente em Campos? Será que o professor ignora as práticas das Organizações Globo, contrárias às eleições diretas, que promoveu as fraudes do escandalo Proconsult e que editou o debate do Lula com o Collor, em 1989? A Ultima Hora, de Samuel Wainer, nos anos 50, era um jornal isento, como deve pautar a conceituação do "exigente" jornalista? Essa história de jornalismo isento num país subdesenvolvido, onde poucos tem acesso a informação é hipocrisia. Quem compra o produto-jornal é uma elite a que o jornal serve enquanto empresa que trabalha segundo os interesses dessa mesma classe média à qual deve pertencer o jornalista. Nos EUA, jornais assumem as suas posições, através de editoriais e matérias de forma aberta. O Diário defende os projetos e idéias do Garotinho. Da mesma forma que a Folha sempre foi o jornal dos ricos e das oligarquias politicas economicas de Campos. Cabe a quem tiver simpatia por uma dessas duas linhas que vá a banca e adquira o produto final, ora.